Navegue pelas matérias
desta edição:

Divulgue esta página
nas suas redes sociais

Home » Arquitetura e Decoração » Decoração de Interiores Apartamentos » Edição 10 » Matéria

Decoração clean

A cobertura de 220 m², na capital chilena, foi repaginada com uma decoração clean valorizando o ideal menos é mais

A cor branca serviu como pano de fundo para a decoração <i>clean</i> Os móveis da sala, na cor preta e cinza, contrastam com o branco das paredes A decoração <i>clean</i> abre espaços entre cômodos e dá a sensação de amplitude ao apartamento Sala O mobiliário é resultado da coleção de peças adquiridas ao longo do tempo Algumas peças, como o sofá e as mesas, foram desenhadas pelo próprio arquiteto, Albert Tidy No corredor, há uma espécie de vitrine com vidros, que abriga a vasta coleção de miniaturas de carros do arquiteto Corredor e a coleção de miniaturas de carros Quarto O assoalho de madeira amendoim marca presença no quarto e nos demais cômodos Banheiro

O arquiteto chileno Albert Tidy, da Tidy Arquitectos, já construiu enormes prédios para instituições públicas, casas supermodernas e apartamentos luxuosos. Aos 44 anos, a missão de decorar seu próprio apartamento, em Santiago, resultou na valorização do branco, que foi o pano de fundo do projeto para a casa e decoração clean do apê. "Deixei todas as paredes nuas, sem quadros ou pinturas. O bairro Bellas Artes tem muita informação visual e minha ideia era transformar o ambiente em um oásis visual", explica. O edifício escolhido é do ano de 1936 e chegou a ganhar o Prêmio Nacional de Arquitetura Chilena, sendo um dos primeiros prédios a serem construídos em concreto armado no país.

Ao adquirir o imóvel, Tidy derrubou paredes, valorizou o pé-direito generoso e ampliou o espaço de circulação da arquitetura e urbanismo. "No trabalho de remodelação, conservei o caráter da arquitetura. A vantagem de ser uma cobertura me possibilitou aperfeiçoar o desenho do apartamento. Abri várias janelas e assim pude trazer luz em abundância para os cômodos". A iluminação artificial também foi projetada em harmonia com a arquitetura através de uma série de aberturas no teto, onde as fontes de luz ficam escondidas.

Várias possibilidades de ajustes foram criadas com a combinação de lâmpadas halógenas e luzes frias de equipamentos que têm sua intensidade ajustável. O branco prevalece nos ambientes, contrastando com as cores preta e cinza, que estão no tapete felpudo da sala, sofá, na estilosa cuba do banheiro, cama com cabeceira e luminárias cheias de personalidade, objetos que dão charme e elegância à decoração clean em cada cômodo. "Uma vez por ano eu repinto tudo. Branco é a cor que reflete a luz, é neutro, contrasta muito bem com o interior e é um quadro de abstração", revela.

O mobiliário é resultado da coleção de peças adquiridas ao longo do tempo. Nos banheiros, que também possuem decoração clean, as paredes receberam cerâmica retificada e o piso, porcelanato branco. Nos outros cômodos, o assoalho de madeira amendoim marca presença. "Esse piso é muito nobre, tem cerca de 70 anos e aparenta ser novo depois de polido, além de ser uma madeira originária do Chile. Eu gostei tanto que comprei o mesmo material para o chão da cozinha, só não o coloquei no banheiro pois não era funcional", confessa.


retangulo_div_160x320
Curso de decoração-c24h

Inscreva-se e receba
nossas newsletters








Arquitetura e Decoração
Arte e Artesanato
E mais...
Festa e Casamento
Gastronomia e Culinária
Jardinagem e Paisagismo
Projeto e Construção

Portal CasaDois Editora

Aviso

  • A CasaDois Editora não contrata serviços de terceiros para cobranças ou qualquer outro trabalho administrativo-financeiro. Todos os contatos são feitos pelos nossos departamentos. Qualquer dúvida, ligue para (11) 2108-9000 ou mande e-mail para financeiro@casadois.com.br

Social

  • A CasaDois Editora está nas redes sociais. Acompanhe-nos!
  • Facebook Twitter Youtube