Assine DFI Super
Versão digital

Esta revista
possui versão
digital

  • Disponível na App Store
  • Disponível em Google Play

Navegue pelas matérias
desta edição:

Divulgue esta página
nas suas redes sociais

Home » Festa e Casamento » Decoração de Festas Infantis » Edição 43 » Matéria

Decoração e Cia

Conheça a trajetória profissional de Sergio Guedes, proprietário da Decoração e Cia

Nesta edição, este é o artista plástico e também diretor dessa conhecida empresa de decoração de festa infantil - Decoração e Cia -, da capital paulista, quem revela um pouco de sua história. Enfim, um representante masculino entre as hábeis e competentes mulheres decoradoras deste ramo.

Nascido em 30 de maio de 1967, no bairro Casa Verde, na Zona Norte de São Paulo, SP, Sérgio Guedes é casado há 20 anos com Nilda Zanon. "Ela é meu braço direito, coração e guia", resume orgulhoso.

A família conta ainda com dois filhos, que certamente darão continuidade ao negócio dos pais, pois já estão sendo preparados. "O primeiro está cursando a faculdade e o segundo, o Ensino Médio. Nas férias, nos ajudam e aprendem a administrar todos os setores da Decoração e Cia. De volta às aulas, se dedicam aos estudos."


Crianças Sabor & Cia

Este era o nome do buffet que Sergio possuía até 2002. Na época, em seu espaço, de 60 a 70% das festas contratadas, o tema escolhido para a decoração era o Quarto da Minnie. O que ocorre é que por ser muito solicitada, as decoradoras, muitas vezes, não a tinham disponível nas datas desejadas pelas clientes da Crianças Sabor & Cia. Com isso, a empresa deixava de fechar negócio e acabava perdendo clientes.

Até que um dia, Nilda, "minha esposa e sócia, pediu que confeccionasse uma decoração com este tema para suprir essa carência. Aceitei o desafio e, para minha surpresa, a mesa ficou bonita e passou a ser escolhida com frequência, como era previsto", conta.


E o acaso?

"É engraçado que meu buffet se localizava no piso superior de um prédio, cujo térreo era o depósito de uma editora, ou seja, ficava 99% do tempo fechado, em silêncio. Mas, logo após fazer a mesa com o tema Quarto da Minnie, o meu "vizinho" devolveu o salão, deixando o local. Confesso que me bateu um pânico. Eu pensava: e se o novo inquilino for uma oficina barulhenta ou algum outro negócio que não ficará legal com o buffet no piso de cima. O que fazer?"

Coincidentemente, uma decoradora estava encerrando suas atividades no ramo e desejava vender suas mesas temáticas. Então, consolidado o sucesso da mesa Quarto da Minnie, Sergio uniu o útil ao agradável. "Comprei as mesas e aluguei o salão debaixo do meu buffet para armazená-las e entrei no mercado das decorações."


Profissionalização

Mas, como em todos os negócios, não bastam oportunidades. É necessário buscar uma formação concreta, o que só é possível estudando ou trabalhando com quem já conhece. Assim, Sergio decidiu somar mais uma profissão ao seu curriculum. Vem fazendo, ao longo de quase dez anos, diversos cursos de escultura, semiescultura, pintura, elétrica, automação, trabalhos em madeira e ferro, entre outros. "Foram em torno de 60 a 120 dias de estudo para cada um", resume.

Para saber sobre suas outras habilidades, ele foi militar por seis anos em Operações Especiais; empresário por cinco anos em cozinha industrial e, por mais cinco anos, esteve à frente do buffet citado. Neste ano, completou nove anos de Decoração e Cia e dá sua receita: "quando o assunto é profissão, sigo a seguinte filosofia "queres passar a vida inteira sem trabalhar, faça o que você gosta!""

Só para poder admirar ainda mais o alvo do Perfil desta edição, é válido saber que ele ainda sabe fazer serviços de pedreiro, eletricista e encanador. "Minha família sempre foi muito dinâmica. Embora não tenha sido a profissão de meu avô, ele ensinou essas atividades a meu pai e este, por sua vez, também não sendo sua profissão, ensinou tudo isso para mim."

O segredo para manter-se atualizado e estar apto a propor novos temas é muita pesquisa de mercado e internet. "Muita internet", reforça o dono da Decoração e Cia.


Presente e futuro

Quando perguntado quais os temas mais procurados na Decoração e Cia, Sergio revelou que possui até cinco cópias daqueles que são mais solicitados. São: Princesas Baby, Backyardigans, Cocoricó, Discovery Kids, Hanna Montana, Carros, Ben 10, Bakugan, Toy Story e vários da Barbie, entre outros. "Todos os trabalhos têm um sabor especial. Em cada um, há o prazer de poder dar vida à imaginação. Mas, confesso que tive um gostinho diferente ao criar o nosso As Princesas. Creio que tenha sido pelo tamanho do castelo, com 2,10 m de altura e 2 m de largura", revela.

Sobre o que será deste mercado, resume: "crianças, aniversários, pais felizes... Tudo isso sempre existirá. As festas, por consequência, também. Mas, só as farão quem tiver qualidade tanto nos insumos a serem utilizados quanto no atendimento. Estes dois fatores caminham juntos. Quando há deficiência em um deles, a empresa está no caminho certo para o fracasso".


Curiosidade

"Posso dizer que fui o criador do painel digital em lona vinílica, utilizado, hoje, por 95% das decoradoras." E ele conta como isso aconteceu. "Quando montei a Decoração e Cia, resolvi trocar a fachada do prédio, pois ocupávamos, a partir daquele momento, também o seu térreo. Decidi colocar um enorme painel iluminado na frente e atrás. Certo dia, observando o pessoal trabalhando nos andaimes e esticando a lona, surgiu a ideia. Fui, então, até o fabricante e procurei conhecimentos técnicos. Desenvolvi a estrutura (armação) de ferro que sustenta os painéis de fundo das mesas e troquei aqueles que eram de isopor ou em algodão pintado à mão, por esse novo conceito."


Pingue-pongue com Sergio Guedes da Decoração e Cia

O que o deixa feliz: família feliz
O que o deixa triste: família triste
Mesa que mais gosta de montar: todas
Sua inspiração: a imaginação das crianças
Defina-se em uma palavra: curioso
Saudades de: a noite estrelada na cidade de São Paulo
Lugar que gostaria de conhecer: Atol das Rocas, RN
Para quem montaria uma festa: todas as criançasdo mundo
Dificuldade do mercado: encontrar mão de obra qualificada


Aplicativos
Assine DFI
Curso de decoração-c24h

Inscreva-se e receba
nossas newsletters








Arquitetura e Decoração
Arte e Artesanato
E mais...
Festa e Casamento
Gastronomia e Culinária
Jardinagem e Paisagismo
Projeto e Construção

Portal CasaDois Editora

Aviso

  • A CasaDois Editora não contrata serviços de terceiros para cobranças ou qualquer outro trabalho administrativo-financeiro. Todos os contatos são feitos pelos nossos departamentos. Qualquer dúvida, ligue para (11) 2108-9000 ou mande e-mail para financeiro@casadois.com.br

Social

  • A CasaDois Editora está nas redes sociais. Acompanhe-nos!
  • Facebook Twitter Youtube